Bolsa de Reportagem de Prevenção do HIV

Aumentando a Cobertura da Circuncisão Médica Masculina Voluntária

O mundo conquistou progressos importantes sobre o HIV, especialmente na África Subsaariana, onde o ônus do HIV é maior. Maior acesso a tratamento que salva vidas e mais opções de prevenção levaram a um declínio no número de mortes relacionadas com a SIDA/Aids e incidência do HIV. Estão em curso esforços para consolidar os ganhos e expandir o acesso a ferramentas comprovadas, incluindo abordagens que protegem as populações vulneráveis de prevenção de novas infecções pelo HIV.

Dez anos atrás, pesquisadores demonstraram que Circuncisão Médica Masculina Voluntária (VMMC, em inglês) reduz o risco de transmissão do HIV da mulher para o homem em quase 60 por cento. Em 2007, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/SIDA (UNAIDS) publicou recomendações para implementar VMMC em locais com alta prevalência de HIV e baixa prevalência de circuncisão masculina.

Estudos de modelagem mostram que expandir rapidamente o acesso à VMMC em países de alta prioridade na África Oriental e Austral poderia evitar cerca de 3,4 milhões de novas infecções pelo HIV. Até o final de 2014, mais de 9 milhões de homens decidiram ser medicamente circuncidados, uma taxa sem precedentes de aumento na prevenção do HIV.

No entanto, esforços locais e nacionais para intensificar a VMMC são relativamente pouco reportados nos veículos de mídia dos países prioritários.

O Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ), juntamente com a Fundação Bill & Melinda Gates, anuncia a Bolsa de Reportagem de Prevenção do HIV. Esta oportunidade é destinada a equipar melhor os jornalistas com os conhecimentos e habilidades para reportar sobre VMMC e sua implementação como um método de prevenção do HIV.

Jornalistas de Botsuana, Etiópia, Quênia, Lesoto, Maláui, Moçambique, Namíbia, Ruanda, África do Sul, Suazilândia, Tanzânia, Uganda, Zâmbia e Zimbábue são encorajados a se candidatar a esta bolsa.

Os interessados são convidados a apresentar ideias de propostas de pautas/projetos de reportagem relacionados à VMMC, com o entendimento de que a bolsa vai ajudar a preparar os selecionados para apresentação de reportagens sobre o tema. O ICFJ também irá oferecer um webinário para os potenciais candidatos tirarem suas dúvidas sobre VMMC e o programa. Este webinário está programado para setembro e informações sobre o webinário serão postadas aqui.

Após o webinário e o prazo final de inscrição, um comitê de jurados irá selecionar 20 finalistas do concurso para mais orientação sobre o tema. Os 20 finalistas vão participar de um laboratório de reportagem intensivo de quatro dias em Nairóbi, no Quênia, em fevereiro de 2016. O laboratório vai incluir sessões de informação sobre VMMC e prevenção do HIV, além de sessões de capacitação de jornalismo, visitas locais e sessões de orientação individuais.

Depois do treinamento, os bolsistas terão dois meses para completar seus projetos de reportagem com a ajuda de mentores do ICFJ. Os autores das três melhores matérias publicadas serão selecionados para participar de uma viagem de estudos nos Estados Unidos no final de 2016. A turnê de estudo vai abordar os métodos gerais de prevenção do HIV, com base no conhecimento de VMMC dos participantes.

Cronograma:

Webinário: setembro
Inscrições gerais: 19 de outubro
Seleção para o treinamento no Quênia: novembro
Laboratório de reportagem em Nairóbi, Quênia: 22-25 de fevereiro de 2016
Mentoria da reportagem: fevereiro a abril de 2016
Prazo de publicação: abril de 2016
Seleção para viagem aos Estados Unidos: maio de 2016
Viagem aos Estados Unidos: final de 2016

Links úteis sobre o tema:
http://www.avac.org/
http://www.who.int/hiv/topics/malecircumcision/fact_sheet/en/
http://www.unaids.org/sites/default/files/en/media/unaids/contentassets/documents/unaidspublication/2011/JC2251_Action_Framework_circumcision_en.pdf
https://www.malecircumcision.org/resource/who-progress-brief-voluntary-medical-male-circumcision-hiv-prevention-14-priority-countries

Program Dates:
2/22/2016 - 2/25/2016
Program Type
Fellowship

More about this program

Contact Info

Johanna Carrillo
Deputy Vice President, Programs
jcarrillo@icfj.org

Devin Chavira
Program Officer
dchavira@icfj.org

News about this program

Sponsored by