Concurso Global de Reportagem de Saúde 2015 (Portuguese)

Jornalistas no Brasil, China, Índia, Rússia e África Subsaariana têm a chance de ganhar uma viagem para os Estados Unidos e prêmios em dinheiro, como parte de competições regionais para reconhecer a melhor cobertura jornalística sobre saúde materna e infantil e outras questões de saúde urgentes, como o ebola e vacinação.

Podem ser inscritas no concurso matérias com foco nesses tópicos publicadas, transmitidas ou postadas online no Brasil, China, Índia, Rússia e África entre 1° de dezembro de 2014 e 27 de maio de 2015. O prazo de inscrição vai até 27 de maio de 2015.

Seis vencedores receberão um prêmio em dinheiro e uma viagem de estudo de 10 dias para os Estados Unidos. Entre os tópicos possíveis do concurso estão:

• Redução da mortalidade materna, infantil e juvenil.

• Redução de transmissão de doença de mãe para filho.

• Prevenção da desnutrição.

• Melhoria na prestação de cuidados e na infraestrutura para saúde materna e infantil.

• Respostas à epidemia do ebola.

• Abordagens inovadoras de vacinação.

Jornalistas empregados pela mídia impressa, rádio, TV ou online em cada país podem concorrer. O concurso também é aberto a jornalistas “freelance” afiliados. Os trabalhos apresentados devem ter aparecido em um veículo de comunicação com base em cada região ou ter sido distribuídos predominantemente na região. As inscrições podem ser feitas em inglês, francês (África), híndi (Índia), mandarim/cantonês (China), português (Brasil) e russo (Rússia). Inscrições em outras línguas devem incluir uma tradução ao inglês. Os candidatos podem apresentar mais de uma inscrição.

Este programa baseia-se no Concurso Global de Reportagem de Saúde 2014, que selecionou vencedores do Brasil, China, Índia e Rússia. É realizado com o apoio da Johnson & Johnson.