Conectando comunidades indígenas com redações brasileiras

By: 09/20/2022

Uma nova iniciativa do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ na sigla em inglês) vai fomentar reportagem in loco sobre desmatamento e conflito na Amazônia, utilizando tecnologia móvel para amplificar vozes locais em nível nacional. A iniciativa se baseia em um projeto de impacto apoiado pelo ICFJ na Indonésia.

A dois meses da conferência climática mais importante do mundo, o Fórum Pamela Howard de Reportagem de Crises Globais do ICFJ está lançando uma iniciativa especial chamada Olhos do Mundo. O ICFJ e seus parceiros vão treinar membros de comunidades para documentar e compartilhar notícias por meio de uma plataforma digital implantada com sucesso pelo programa Knight Fellowship do ICFJ na Indonésia com jornalistas cidadãos. 

“Nosso objetivo é estimular a colaboração entre jornalistas em centros urbanos e comunidades na Amazônia, que são os únicos ‘olhos in loco’ em áreas de difícil acesso”, diz Stella Roque, diretora de engajamento de comunidade do ICFJ. “Essa rede pode produzir e amplificar pautas sobre mineração, desmatamento, conflito, dentre outros temas – e servir como um modelo que pode ser replicado em outras partes do mundo.” 

A iniciativa também vai apoiar veículos locais independentes parceiros para criar redes regionais de reportagem cidadã na Amazônia, e dar aos editores de grandes veículos nacionais a chance de desenvolver matérias com a rede. O esforço tem início no momento em que os principais cientistas do mundo e formuladores de políticas se reúnem no Egito para a COP 27, a Conferência da ONU sobre o Clima.

O programa começa com treinamentos para repórteres de comunidades indígenas e jornalistas que desejam engajar comunidades da Amazônia. Os treinamentos foram cocriados com parceiros locais no Brasil e tratam de fundamentos do jornalismo, verificação de fatos, segurança física, dentre outros. Jornalistas indígenas vão ter novas oportunidades de acessar novas tecnologias que vão ajudá-los a contar suas histórias. 

Alguns destaques dos treinamentos:

  • Uma sessão com Gustavo Faleiros, cofundador do InfoAmazonia, que monitora a devastação ambiental na região. Faleiros, ex-bolsista do programa ICFJ Knight, vai focar em como jornalistas e editores podem se conectar com populações na Amazônia respeitando tradições e culturas locais, e como criar projetos de jornalismo cidadão. 
  • Uma sessão com Eliane Brum, escritora e uma das mais conhecidas jornalistas brasileiras. Ela já recebeu mais de 40 prêmios e trabalhou nos maiores veículos do Brasil. Em 2017, se mudou para Altamira para ficar mais perto do que ela chama de centro do mundo: a floresta Amazônica. Neste mês, junto com o ex-editor do Guardian Jonathan Watts, ela vai lançar a Sumaúma, plataforma de jornalismo focada na Amazônia.

Para receber notícias sobre todas as sessões deste programa, que no momento está disponível somente em Português, por favor se inscreva na newsletter do Fórum aqui.

A segunda parte da iniciativa tem o objetivo de replicar e implementar as ferramentas de tecnologia da Tempo Witness - um aplicativo e um sistema de gestão de conteúdo - que foi desenvolvido e usado na Indonésia por uma rede de cidadãos para fazer reportagens sobre desafios ambientais da floresta tropical e conflitos locais com corporações. O jornalista indonésio Harry Surjadi concebeu o projeto durante sua bolsa no ICFJ Knight Fellowship, trabalhando com Wahyu Dhyatmika, jornalista investigativo e editor da Tempo Media Group. A plataforma vai ser usada para compartilhar a produção de matérias no Brasil no ano que vem. "Quando cidadãos se conectam com a mídia, eles se empoderam", disse Surjadi. "Quando eles compartilham com a grande mídia informações que coletaram, a mídia pode ajudar as comunidades a resolverem seus problemas."

São parceiros do programa a Tempo Witness, na Indonésia, o InfoAmazonia e o Amazônia Check, um projeto de checagem de fatos focado na Amazônia lançado pelo jornal O Liberal, em parceria com o Jogo Limpo, programa realizado pelo ICFJ com o YouTube Brasil.

O ICFJ é imensamente grato aos muitos doadores individuais que tornaram esse programa possível ao contribuir com a iniciativa It Takes a Journalist, que foi criada para ajudar jornalistas a enfrentarem as questões mais urgentes da atualidade. O apoio desses doadores permite que o ICFJ empregue recursos de forma flexível onde eles são mais necessários.   

Latest News

Leveraging AI to Boost Efficiency and Innovation in the News

The rapid development of artificial intelligence (AI) has generated excitement and fear alike within the news industry, prompting many to ponder what lies in store for journalism’s future.

If approached smartly and leveraged strategically, AI offers journalists and their outlets promising potential to boost efficiency and innovation.

In an ICFJ

ICFJ at the International Journalism Festival in Perugia, Italy

I’m writing to you from Perugia, Italy, where the biggest annual media event in Europe has just kicked off.

ICFJ staffers and dozens of ICFJ network members are here for the International Journalism Festival, to learn, connect and collaborate with other journalists and those who support them from across the

Guidance for Building Trust with the Communities You Serve

Trust in the media has fallen globally. 

Today on average, according to Reuters Institute’s 2023 Digital News Report, just four in 10 people say they trust news most of the time. Amid this decline, people are also more likely to avoid consuming news coverage.

One way journalists and news organizations