ICFJ e Meta convidam veículos brasileiros a aplicarem à mentoria e apoio financeiro para projetos de educação midiática e combate à desinformação

O ICFJ, em parceria com o Meta Journalism Project, abre inscrições para mais uma categoria do Programa Acelerando a Transformação Digital: Educação Midiática e Combate à Desinformação.
O objetivo é apoiar organizações jornalísticas em seus esforços de iniciativa de combate à desinformação e ajudá-las a desenvolverem um projeto ou um produto digital, além de  discutir estratégias de sucesso baseadas nas sessões de treinamento e orientação que receberam durante todo o programa em 2021 e 2022. 

Organizações, empresas e veículos de comunicação que participaram das fases de treinamento realizadas nos últimos meses em parceria com com associações de mídia do Brasil (Ajor, Aner, ANJ e ABERT) podem aplicar seus projetos para concorrerem a mentoria e apoio financeiro de até US$15.000
O foco é acelerar projetos focados na luta contra a desinformação, tais como combate à fake news, verificação de fatos e alfabetização sobre mídia digital, por exemplo, em especial os que envolvem a manutenção ou o desenvolvimento de audiências jovens. 

Para se inscrever os participantes devem atender a alguns  requisitos, entre eles:

  • Ter participado de 75% da Fase de Treinamento em qualquer uma das edições 
  • Ter uma descrição clara em que consiste o projeto 
  • Ter uma descrição clara de como serão usados os recursos 
  • Estar alinhado aos Termos e Condições do programa

Assim como  nas edições anteriores, os selecionados  terão 12h de mentoria com  especialistas onde poderão planejar e executar suas ideias e projetos. Para inscrever a proposta, os interessados devem acessar o link de Inscrição. É permitida a inscrição de apenas um projeto por empresa. O prazo para submeter o projeto é o dia 10 de junho. Após a divulgação dos projetos selecionados, os representantes de cada organização vão conhecer e receber acompanhamento dos mentores convidados para orientar os projetos.

O International Center for Journalists (ICFJ) e o Meta Journalism Project realizam esta parceria para apoiar o ecossistema de notícias no Brasil, desde jornalistas independentes e startups até veículos de mídias digitais e tradicionais. As dúvidas sobre o processo de inscrição, podem ser esclarecidas com Bruna Borjaille via bborjaille@icfj.org ou Alison Grausam via agrausam@icfj.org. 
 
Formulário de Inscrição

In partnership with