Jornalistas lançam projetos inovadores para combater a desinformação eleitoral no Brasil

By: 08/11/2022

Novas ferramentas e estratégias de divulgação de conteúdos factuais à novas audiências. Conheça os produtos do ‘Jogo Limpo’

Equipes de jornalistas lançam novas ferramentas e recursos para ajudar os eleitores brasileiros a identificar a desinformação e fazer escolhas mais conscientes durante a campanha eleitoral de 2022 que começa este mês. Os projetos inovadores - desenvolvidos como parte da iniciativa Jogo Limpo - incluem desde um bot de checagem de fatos em vídeo e uma campanha de influenciadores até técnicas de gamificação para atingir os jovens.

Os jornalistas passaram três meses trabalhando com mentores especializados e receberam até US$ 25.000 para desenvolver cada um dos seis projetos. O International Center for Journalists (ICFJ) administra o Jogo Limpo, que é apoiado pelo YouTube Brasil.

“As equipes do Jogo Limpo desenvolveram formas inovadoras para ajudar os eleitores no Brasil a discernir o fato da ficção, o que é absolutamente crucial, dada a ameaça que a desinformação representa para eleições livres e justas”, disse Johanna Carrillo, vice-presidente de programas do ICFJ. “Não existe uma solução única, mas esses esforços combinados farão a diferença no Brasil e no mundo, uma vez que jornalistas da rede do ICFJ de outros países aprendem com as novas abordagens.”

O ICFJ realizou um painel no dia 11 de agosto com representantes de cada equipe do Jogo Limpo para discutir as próximas eleições e compartilhar detalhes sobre os projetos. A campanha eleitoral do Brasil para presidente, governadores, senadores e deputados federais e estaduais começa oficialmente em 16 de agosto. A eleição está marcada para 2 de outubro.

“O apoio do YouTube ao Programa Jogo Limpo é um exemplo do nosso compromisso em promover e incentivar a produção de conteúdos confiáveis e oferecê-los na plataforma. Os projetos selecionados  vão conectar  cidadãs e cidadãos a informações  apuradas e checadas de acordo com as boas práticas do jornalismo", afirma Malu Gonçalves, jornalista e head de Comunicação do YouTube Brasil.

Cada iniciativa do Jogo Limpo aborda a desinformação de uma perspectiva diferente. Dois deles são baseados em tecnologia, dois estão focados em alfabetização midiática e dois estão mobilizando parceiros e produzindo conteúdo para combater falsidades online. 

Automatizando Fact-Checking

O Núcleo Jornalismo, com sede em São Paulo, lançou o BotPonto, um bot que é capaz de ler transcrições de vídeos e permitir checagem de fatos para que  jornalistas encontrem facilmente conteúdos que possam estar errados ou enganosos. O BotPonto aponta o exato minuto em que uma possível falsidade é declarada em um vídeo do YouTube e reduzirá o tempo gasto pela mídia para avaliar as gravações online. 

Aos Fatos, do Rio de Janeiro, vai dar a 1.000 jornalistas acesso ao Escriba, a ferramenta de voz para texto que a organização desenvolveu para ser usada em debates políticos. O Escriba diminui o processo de checagem de fatos e está conectado a um banco de dados que permite que seus usuários busquem conteúdo de diferentes eventos.

Alcançando Jovens Eleitores

O Instituto Vero, sediado no Rio de Janeiro, lançou o "Fake dói", um programa de alfabetização midiática voltado para eleitores adolescentes. A iniciativa visa ensinar os jovens brasileiros a usar as Open Source Intelligence Tools (OSINT) para detectar facilmente conteúdo falso que se torna viral. O Vero utilizará técnicas de gamificação como forma de engajar esse público crescente (os brasileiros podem votar aos 16 anos, mas o voto é obrigatório apenas para aqueles de 18 a 70 anos).

O Reload Explica capitaneado pela Agência Pública tem como alvo o mesmo grupo demográfico. Preocupada com o desinteresse político dos adolescentes brasileiros, a ONG lança hoje um guia digital - feito de vídeos, infográficos e cartoons - focado em ensinar aos jovens como funciona a democracia. Apostando em um conteúdo explicativo bem feito, a Agência Pública quer chamar a atenção e fazer com que os adolescentes entendam o que está em jogo durante uma eleição.

Mobilização de Influenciadores e Parceiros

A Redes Cordiais, com sede em Brasília, reuniu um grupo de 30 influenciadores digitais para participarem de treinamentos ministrados pelo Tribunal Superior Eleitoral sobre como são contadas as cédulas, a tecnologia de votação e muito mais. Hoje, a iniciativa divulgará dados sobre o alcance e engajamento que esses influenciadores registraram até agora ao falar sobre urnas e processo de contagem de votos. A Redes Cordiais tem como objetivo manter o grupo de influenciadores – que pode atingir até 10 milhões de brasileiros – mobilizado durante a campanha.

Por fim, O Liberal, de Belém, anunciou oficialmente o Amazônia Check. A iniciativa combate a desinformação e o desconhecimento sobre a região amazônica. O projeto irá monitorar e checar as declarações dos candidatos à Presidência sobre a Amazônia, nas mais diferentes temáticas, como meio ambiente, biomas, população, índice de desenvolvimento humano, entre outras. Integrado ao projeto, O Liberal programou uma série de entrevistas com os candidatos para que os brasileiros conheçam as propostas e o conhecimento de cada um sobre a Amazônia. As entrevistas serão em "pool" com veículos de imprensa de todos os nove estados que compõem a Amazônia Legal e iniciam no dia 5 de Setembro, Dia da Amazônia. O conteúdo gerado pelo projeto Amazônia Check será também, replicado por uma forte rede de meios de comunicação locais.

Latest News

Refusing to Be Silenced: The Importance of Exiled Media

Today, 71 percent of people live in countries that are considered autocratic. That’s up from 48 percent just a decade ago. The independent research institute at the University of Gothenburg in Sweden that published these figures also found that nearly four dozen more countries are “autocratizing.”

The implications of this are profound. In the most oppressive autocracies, freedom of expression, freedom of association, free and fair elections and other democratic values are absent. In others, they may be present in part but insufficient.

The Journalists Behind Afghan Fact Share How They Counter Disinformation

At the end of 2022, an Afghan journalist sent his colleagues an IJNet Persian article on fact-checking and verification. The piece came with a recommendation: that they should launch a website focused on fact-checking in Afghanistan.

Leveraging AI to Boost Efficiency and Innovation in the News

The rapid development of artificial intelligence (AI) has generated excitement and fear alike within the news industry, prompting many to ponder what lies in store for journalism’s future.

If approached smartly and leveraged strategically, AI offers journalists and their outlets promising potential to boost efficiency and innovation.