Estão abertas as inscrições para 'Jogo Limpo', uma iniciativa em favor de eleições livres e bem informadas no Brasil

Criado pelo ICFJ e financiado pelo YouTube Brasil, o programa busca apoiar ideias para enfrentar a ‘enxurrada de mentiras’ esperadas para a campanha eleitoral de 2022.

Fact-checkers e jornalistas que estão comprometidos com a luta contra a desinformação no Brasil em ano eleitoral poderão receber apoio financeiro e tempo de mentoria no programa “Jogo Limpo”. A iniciativa, lançada hoje pela parceria do International Center for Journalists (ICFJ) com o YouTube Brasil, busca projetos inovadores que promovam o combate às notícias falsas que podem afetar o processo democrático brasileiro.

Jogo Limpo distribuirá um total de US$ 150.000 – em bolsas de até US $25.000 por projeto – para  produção de conteúdo, o desenvolvimento de tecnologia e a difusão de  iniciativas de alfabetização midiática que tenham como objetivo combater informações falsas e enganosas sobre as eleições de outubro. O programa também arcará com três meses de orientação especializada, e os mentores serão convidados criteriosamente pela equipe do ICFJ entre os melhores especialistas de língua portuguesa que integram a rede da organização. A mentoria terá início logo após o anúncio dos selecionados de forma a garantir que seus projetos tenham um forte impacto.

“Assim como em 2018, espera-se que o público brasileiro enfrente uma enxurrada de mentiras como parte da tentativa de minar o processo eleitoral do país”, disse Johanna Carrillo, vice-presidente de programas do ICFJ. “Mas também sabemos que há um time altamente dedicado de jornalistas e checadores  que estão encontrando maneiras inovadoras de enfrentar esse problema. Com o programa Jogo Limpo, nosso objetivo é apoiar as melhores ideias – aquelas que têm potencial de causar um grande impacto.”

As inscrições para o programa estão abertas até 15 de maio, e o ICFJ terá uma equipe de especialistas externos para identificar as propostas mais inovadoras e criativas. O grupo buscará projetos que possam atingir diferentes públicos e combater a desinformação.

"As eleições brasileiras são prioridade para o YouTube e temos investido esforços para combater a desinformação na plataforma, atualizando e aprimorando sistemas e mecanismos constantemente, com o objetivo de garantir proteção e melhor experiência para nossos usuários. Hoje, anunciamos nossa parceria com o ICFJ, no intuito de cada vez mais fornecer ferramentas e outras formas de apoio no combate à desinformação e reforçar nosso compromisso e parcerias com jornalistas e fontes confiáveis de informação", destaca Alana Rizzo, gerente de políticas públicas do YouTube Brasil. 

As propostas enviadas ao Jogo Limpo não precisam necessariamente estar vinculadas ao YouTube, Google ou mesmo ter um formato audiovisual. Saiba mais e candidate-se

Sobre o ICFJ

O International Center for Journalists (ICFJ) capacita uma rede global de jornalistas para produzir reportagens que derivam em governos melhores, economias mais fortes, sociedades mais vibrantes e vidas mais saudáveis. Servimos nossa comunidade fornecendo treinamento, orientação, bolsas e apoio financeiro em jornalismo investigativo, reportagens de fôlego, inovação de mídia e sustentabilidade financeira, bem como por meio de pesquisas e recursos de ponta. Saiba mais em icfj.org

Sobre o YouTube Brasil

Lançado em maio de 2005, o YouTube permite que bilhões de pessoas descubram, assistam e compartilhem vídeos. O YouTube oferece espaço para as pessoas se conectarem, informarem e inspirarem outras em todo o mundo, atuando como uma plataforma plural para criadores de conteúdo autoral, anunciantes e público em geral. O YouTube é uma empresa do Google.

Serviço:

Jogo Limpo - programa de combate à desinformação eleitoral no Brasil 2022
Página do programa
As inscrições estão abertas (gratuitas) entre 26 de abril e 15 de maio

Social media kit: aqui

Para consultas de mídia:
Erin Stock
estock@icfj.org

 

Latest News

Media Innovators and Intrepid Reporters Covering Global Hotspots Tapped for Prestigious International Journalism Awards

The International Center for Journalists (ICFJ) announced its annual Knight International Journalism Awards, recognizing excellent reporting that makes a difference in the lives of people around the world. The winners are a team of Ukrainian journalists whose searing images showed the world Russia’s brutal siege of Mariupol; an Afghan TV reporter whose investigations uncovered gross mismanagement of COVID-19 resources; and a media visionary who pioneered online reporting and exposed corruption in El Salvador.

Meet the Experts Partnering with Elevate, ICFJ’s News Business Hub

Elevate, ICFJ’s news business hub, kicked off this month with a powerful set of implementing partners. The group of business leaders will focus on teaching 18 news media outlets chosen to participate in the program’s first cohort the most important skills to overcome their financial and operational challenges.

How to Address Journalism’s Funding Crisis

A new UNESCO policy brief led by ICFJ calls for urgent action to address the news media viability crisis. The authors, including ICFJ’s Deputy Vice President of Global Research Dr. Julie Posetti and Columbia University’s Dr. Anya Schiffrin, review how news organizations, online platforms, governments and other stakeholders have responded to the funding challenges facing journalism, and offer recommendations to help independent media thrive.